MARANHÃO / BRAZIL: TUFILÂNDIA / MARANHÃO / BRAZIL (5.313 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.854 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

TUFILÂNDIA / MARANHÃO / BRAZIL (5.313 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.854 PESSOAS (IBGE 2020)




Com Eventos Esportivos, Culturais, Festas Populares, Turismo de Lazer, Ecoturismo e Turismo de Aventuras.


Igreja Assembléia de Deus
Entorno da cidade
Escola municipal
Estrada para as comunidades
Hospital público
Lago do Jacaré
Vista aérea
Vista parcial
Praça da cidade


Ruas da cidade




Dados gerais da cidade de Tufilândia, Maranhão
Código do Município - 2112274 
Gentílico - tufilandense 
Prefeito (2017) VILDIMAR ALVES RICARDO 
População estimada [2019] 5.840 pessoas 
População no último censo [2010] 5.596 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 20,65 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,6 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 292 pessoas 
População ocupada [2017] 5,1 % 
Posição geográfica da cidade de Tufilândia no estado do Maranhão
História da cidade de Tufilândia, Maranhão
Tufilândia 
Maranhão MA 
Histórico: 
Criado pela Lei nº 6.180 de 10 de novembro de 1994 o município de Tufilândia tem a sua sede atual no antigo Povoado Tufilândia pertencente ao Município de Pindaré-Mirim, a cuja comarca ficou subordinado após a emancipação. 


Limita-se ao Norte com o município de Bom Jardim; a Leste com o município de Pindaré-Mirim; ao Sul com o município de Santa Inês; e a Oeste com os municípios de Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré. 
Localizado às margens do Rio Pindaré, o povoado que deu origem à sede do atual município de Tufilândia a princípio era conhecido como São José do Tufi, em razão do nome do primeiro grande proprietário na localidade, Tufi Malufe. 


Os trabalhadores vinham de outras localidades para trabalhar nas terras que eram ricas em madeira e na produção de arroz, feijão e coco babaçu. Tudo isso era transportado através de embarcações que circulavam pelo Rio Pindaré. 
A cidade já gozou de certa representatividade econômica na região, mas devido aos grandes desmatamentos das florestas por parte dos trabalhadores, o solo foi ficando infértil. 
Muitos foram embora e outros ficaram para dar continuidade. 
Este eh o brasão da cidade de Tufilândia, Maranhão
Fonte dos textos e fotos: tufilandiaacontece.blogspot.com / Wikipédia / IBGE / Prefeitura Municipal de Tufilândia, MA / Thymonthy Becker

OS SONHOS QUE SONHEI
CRUZAMENTOS
Estava na esquina da rua da minha mãe com a rua dos ferroviários, no Esplanada. Só que ali havia o cruzamento de oito ruas. Tinha um passeio central que era redondo. Tinha dois muros que dividia este passeio ao meio nos dois sentidos, formando 4 partes. Estava ali e ao meu lado chegou um homem com uma criança. A gente esperava os carros passarem e íamos atravessando uma rua de cada vez, até que atravessamos as oito e voltamos para a rua que estava na nossa frente a principio. Nisto ele foi com esta criança por esta rua e fui também. Depois de andar um pouco me dei conta que estava na rua errada. Nisto este homem com a criança veio me dizer que dois moradores ali já tinham o livro meu. Eu disse que não era possível, pois eu ainda não tinha lançado o livro. Ele então disse que já tinham pirateado meu livro.


]


Um comentário:

  1. Blz Edu Matos?
    Não fiz a identificação dos autores da fotos, uma a uma, mas no final da postagem da página da cidade, estão os créditos dos textos e fotos, incluido site ou blog, como foi o caso.
    Qualque dúvida, estamos a disposição.
    Valeu. Abraços

    ResponderExcluir