MARANHÃO / BRAZIL: TUNTUM / MARANHÃO / BRAZIL (5.320 / 5.570) POPULAÇÃO: 42.040 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

TUNTUM / MARANHÃO / BRAZIL (5.320 / 5.570) POPULAÇÃO: 42.040 PESSOAS (IBGE 2020)




A cidade se destaca entre as muitas na região central maranhense com os Festejos do Padroeiro São Raimundo Nonato. O Carnaval cresce a cada ano se destacando as bandas locais. 

Acesso aos Povoados
O Balneário da Aldeia e da Tiúba também encantam a cidade. A culinária tem como exemplos: torresmo, galinha caipira, panelada, peixes etc. A Barragem do Rio Flores localiza-se parcialmente na cidade de. 
Vista aérea
Cavalgada na cidade

Centro da cidade


Fórum de Justiça
Hotel
Igreja Matriz de São Raimundo Nonato

Mercado Público
Vista parcial






Parque de eventos

Ginásio Poliesportivo
Praças da cidade


Ruas da cidade














Dados gerais da cidade de Tuntum, Maranhão
Código do Município - 2112308 
Gentílico - tuntuense 
Prefeito (2017) CLEOMAR TEMA CARVALHO CUNHA 
População estimada [2019] 41.832 pessoas 
População no último censo [2010] 39.183 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 11,56 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 675 pessoas 
População ocupada [2017] 1,6 % 
Posição geográfica da cidade de Tuntum no estado do Maranhão
História da cidade de Tuntum, Maranhão
Tuntum Maranhão - MA 
Histórico 
“O lugarejo Tuntum começou sua povoação por volta de 1890, quando José Naziozeno e sua família, vindo do lugar Repartição, pertencente a Barra do Corda,passou a morar próximo a um Olho D’Água situado a margem esquerda do riacho Tuntum cujo local é conhecido pelo nome de Brejo do Caboclo Naziozeno”. 


Em 1902, chegava a Tuntum o casal Manoel José e Alexandrina, em companhia dos filhos e passam a morar à margem esquerda do riacho, próximo do olho d’água da Macuiba, cuja morada recebeu o nome de “Paca”, esse local mais tarde foi habitado também por seus genros Alipio Benvida. 
Manoel Benvida e Anunciato Borges. Sendo a terra desse lugarejo, um lugar fértil para o plantio do arroz, foi atraindo vários outros moradores. 
Por volta de 1906, chegava a Tuntum a família dos Carneiros vindo da Passagem Franca, capitaniada por Francisco Santos e foram morar a margem direita do riacho. O local passou a a ser chamado de Sítio dos Carneiros, assim a povoação ia crescendo, com a chegada das famílias de Luís Coelho (1910), Honório de Araújo (1920) Correia Lima e Tavares Viana. Nessa época também chegaram no município, Francisco Andrade e seus irmãos, vindo de Pasto Bons. 

Em 1936 era a vez da família Correia chegar a esta povoação e com eles inauguração do primeiro comércio a varejo do Sr. Estevão Correia e a indústria de algodão do Sr. Francisco Coelho. 
Em 1940, era vez das famílias Arruda Leda, chefiada por Ariston Arruda Leda, chegarem a esta povoação o qual encontrou, um amontoado de palhoças a ser o líder político e chegou a ser Prefeito de Presidente Dutra, que lutou pela emancipação de Tuntum e depois foi o 1º Prefeito eleito desse novo município. 
Gentílico: tuntuense 
Esta eh a bandeira da cidade de Tuntum, Maranhão
Fonte dos textos e fotos: facebook.com/tuntumma2016 / Wikipédia/ IBGE / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Tuntum, MA 

OS SONHOS QUE SONHEI
ANDANDO DE CAMINHÃO
Estava na carroceria de um caminhão. Este ia por uma estrada. Estava sentado lá trás, bem encostado na cabine. Então percebi que a estrada não ia ficando para trás, mas sim, vinha em nossa direção. Daí, percebi que o caminhão estava indo era de marcha à ré. Mas a velocidade ia aumentando muito. Nisto chegou num abismo e o caminhão caiu nele. A medida que o caminhão foi caindo, fui imaginando meu fim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário