MARANHÃO / BRAZIL: BACURI / MARANHÃO / BRAZIL (0449 / 5.570) POPULAÇÃO: 18.654 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

BACURI / MARANHÃO / BRAZIL (0449 / 5.570) POPULAÇÃO: 18.654 PESSOAS (IBGE 2020)




Festas Populares, Regionais e Religiosas, Turismo de Lazer, Ecoturismo, Turismo de Aventuras e Esportes de Aventuras.

Vista aérea da cidade de Bacuri, Maranhão
Comunidade de Madragoa em Bacuri, Maranhão
Igreja Assembléia de Deus em Bacuri, Maranhão
Igreja do Cristo Salvador em Bacuri, Maranhão
Igreja Matriz de São Sebastião em Bacuri, Maranhão
Praças da cidade de Bacuri no Maranhão





Ruas e Avenidas da cidade de Bacuri no Maranhão


dados gerais da cidade de Bacuri, Maranhão
Código do Município - 2101301 
Gentílico - bacuriense 
Prefeito (2017 / 2020) WASHINGTON LUIS DE OLIVEIRA 
População estimada [2019] 18.582 pessoas 
População no último censo [2010] 16.604 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 21,07 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 908 pessoas 
População ocupada [2017] 5,2 % 
Posição geográfica da cidade de Bacuri no estado do Maranhão
História da cidade de Bacuri, Maranhão
Bacuri / Maranhão - MA 
Histórico 
O território foi habitado primitivamente pelos indígenas; posteriormente, nele se fixaram portugueses e africanos que passaram a desenvolver a agricultura, dando prioridade à cana de açúcar, mandioca e milho. Paralelamente, era praticado o extrativismo da amêndoa de babaçu. 

Em 1815, chegava o cearense Luis da Costa Garcês acompanhado de sua família, especializando-se no plantio da mandioca, obtendo resultados satisfatórios. Cinco anos depois, o sr. Garcês abria uma casa de comércio, sendo a primeira no gênero. 
Antigos habitantes do lugar atestam que, no passado, o cultivo da cana de açúcar se destacou, fazendo surgir vários engenhos para fabricação de rapadura, aguardente e açúcar. Ainda assim, a região não conseguiu prosperar, haja vista que somente no século XX teve a sua emancipação. 

Segundo a tradição corrente, a primeira missa no local foi celebrada à sombra de um bacurizeiro e como durante o ato religioso caíssem alguns frutos, Frei David, que era o celebrante, exclamou: “Bacuri”! Daí, a origem do topônimo. 
Gentílico: bacuriense 
Esta eh o brasão da cidade de Bacuri, Maranhão
Fonte dos textos e fotos: Fernando Cunha / José Wilson / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Bacuri, MA

SONHOS DE UM VIAJANTE
USANDO O TELETRANSPORTE
Estava num local que não sei onde era. Tinha outras pessoas ali. Havia um painel onde aparecia o nome de várias coisas minha e das pessoas que estavam ali também. Caso eu tocasse em uma coisa minha, eu me teletransportava para algum lugar e voltava novamente. Eu disputava com uma mulher, que não sei quem era, quem se teletransportava mais. A lista minha era grande, mas a dela também. Até que restou somente o meu nome. Então eu disse a tal mulher que ela podia apertar meu nome e teletransportar em meu lugar, porque eu não importava se ela ganhasse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário